Os dispositivos móveis da Apple – iPhone e iPad – são referências do mercado dos Smartphones e vieram redefinir o papel destes equipamentos no dia-a-dia das pessoas. Um profissional qualificado para conceber, planear e executar um projeto de desenvolvimento de uma aplicação em IOS – para iPhone e/ou iPad -,torna-se, assim, num recurso bastante valorizado no mercado de trabalho actual, onde o número destes profissionais continua insuficiente para a procura existente.
Este curso tem como objetivos:
Dotar os participantes de conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento de aplicações para iOS (iPhone e iPad), recorrendo a programação em Objective-C.
Informações Gerais
Destinatários
Programadores interessados em adquirir e/ou aprofundar conhecimentos de desenvolvimento de aplicações para iPhone e iPad.
Pré-Requisitos
Frequência do curso ANSI-C, ou conhecimentos e experiência de programação em C.
Metodologia
Presencial ou live training.
Programa
- Programação em Objective-C (18h)
- Desenvolvimento para iPhone/iPad (30h)
- Projeto (18h)
Programação em Objective-C
- XCode
- Aprendizagem do interface
- Criação e gestão de projectos
- Compilação
- Introdução ao Objective-C
- Definição de classes e métodos
- Alocação e deslocação de objetos
- Troca de mensagens entre objetos
- Foundation Library
- Bibliotecas base C e Objective-C
- Tipos essenciais como texto, números, datas, listas, dicionários, ficheiros e diretorias
- Objective-C 2.0
- Coletores de memória
- Propriedades dinâmicas
- Enumeração rápida
- Gestão de memória
- Mecanismos retain/release e zonas autorelease
- Aprendizagem de erros mais comuns
- Tópicos avançados
- Protocolos
- Categorias
- Key-value coding
- Exceções
- Paralelismo
- Objective-C Runtime
- Tipos dinâmicos
- Métodos de NSObject
- Serialização
- Escrita e leitura de objetos para outros meios
- Property lists
Desenvolvimento para iPhone/iPad
- Interface Builder
- Tipos de elementos gráficos
- Desenho de aplicações
- Comunicação com o código fonte
- Criação de aplicações
- Exposição aos princípios e regras para a criação de aplicações focadas na experiência do utilizador
- Padrões de desenho
- Utilização de model-view-controler, delegate, data source, target-action
- Bindings, notifications
- UIKit
- Table views
- Navigation controlle
- Tab bar controller e outros elementos específicos de iPad
- Eventos de interação
- Utilização dos eventos de toque para interagir com os elementos da aplicação
- Gráficos e animação
- Personalização e animação de elementos gráficos com Core
- Graphics e Core Animation
- Visualização e manipulação de imagens
- Persistência de dados
- Introdução à biblioteca CoreData
- Técnicas de leitura e escrita para diferentes meios
- Sensores do dispositivo
- Exploração do acelerómetro
- Bússola, entre outros
- Mapas e Localização
- Integração de mapas utilizando a framework MapKit
- Métodos para descoberta da localização atual
- Integração de serviços
- Utilização de livro de endereços, email, calendário e canais de publicidade
- Monitorização de performance
- Exploração da ferramenta Instruments para analisar a execução da aplicação
- Resolução de problemas
- Análise de performance
- Testes de carga e eliminação de fugas de memória
- Distribuição
- Aprendizagem do processo de finalização e distribuição das aplicações através da AppStore