O Maya, é o mais potente e mais utilizado software no mundo do 3D profissional. Esta ferramenta, várias vezes premiada pela Oscar’s Academy, está posicionada como o líder indiscutível na modelação e animação de produções cinematográficas de alta qualidade.
A formação em Autodesk Maya foi concebida com o objetivo de proporcionar ao formando uma base sólida que lhe facilite o acesso aos mais elevados patamares profissionais no mundo do 3D.
Este curso tem como objetivos:
O curso em Maya é, inequivocamente: prático. Será um espaço para o formando criar modelos e cenários virtuais, texturizar, iluminar, escolher câmaras, criando aptidões para animar até onde a imaginação o conduzir.
Informações Gerais
Destinatários
Designers, Criativos, Estudantes e Profissionais de Animação 3D, Vídeo e Edição de Imagem são os profissionais criativos a quem se destina o Curso de Autodesk Maya.
Pré-Requisitos
Conhecimentos do sistema operativo na ótica do utilizador.
Metodologia
Presencial ou live training.
Programa
- Introdução e conceitos fundamentais
- Renderização e Efeitos
- Curvas e superfícies
- Modelação orgânica introdução
- Animação
- Animações secundárias
- Renderização com IPR
- Dependency Graph
- Modelar uma personagem
- Adicionar detalhes faciais
- Construir o cenário
- Adicionar texturas
- Utilizar o MEL
- Procedural Animation
- Introdução e conceitos fundamentais
- Criar objetos utilizando primitivas
- Como mover objetos no espaço 3D
- Usar as ferramentas de visualização do Maya
- Visualizar sequências animadas
- Como criar alguns deformadores
 
- Renderização e Efeitos
- Como usar o painel Hypershade para criar shading groups
- Adicionar luzes a uma cena
- Configuração de Motion Blur
- Configurar um evento de partícula
- Renderizar uma animação de partículas
 
- Curvas e superfícies
- Funcionamento de curvas e superfícies
- Como juntar e fechar superfícies
- Trabalhar com layers
- Desenhar curvas e duplicá-las a partir de superfícies
- Como utilizar ferramentas de superfícies. Reconstruir uma superfície
 
- Modelação orgânica introdução
- Puxar CVs através da ferramenta move
- Esculpir superfícies pintando com ferramentas Artisan
- Diferentes operações com brushes
 
- Animação
- Configurar skeleton joints
- Anexar geometrias a joints
- Como configurar uma solução Spline IK
- Criar um novo atributo
- Configurar um character
 
- Animações secundária
- Como criar ações sobrepostas no editor graph
- Como usar breakdown keys
- Inserir in-between keys
- Utilizar um deformador lattice
- Como trancar um objeto a uma superfície de deformação
 
- Renderização com IPR
- Configurar várias luzes numa cena
- Renderizar uma animação
- Como configurar Interactive Photorealistic Rendering
- Adicionar bump e specular maps
- Como fazer conexões no painel hypershade
- Criação de um objecto como referência de textura
- Configurar atributos de câmara
 
- Dependency Graph
- Como o Maya funciona: nodes e atributos
- Conexões
- Hierarquias e dependências
- Shading group nodes
 
- Modelar uma personagem
- Layers
- CV edits
- Skeleton joints
- Juntar a pele da personagem ao esqueleto
- Desenvolver um shading group para a pele
 
- Adicionar detalhes faciais
- Construir hierarquias
- Aim constraint
- Deformadores lattice e cluster
- Adicionar um atributo a um node
- Utilizar o set driven key
- Cadeias de spline e IK
 
- Construir o cenário
- Modelar curvas e superfícies
- Luzes coloridas
- Posicionamento de luzes
- Animar a câmara
 
- Adicionar texturas
- Efeitos de mapeamento de texturas
- Shaders com várias layers
- Trabalhar com shading groups
- Configurar render Raytrace
- Batch rendering
- Técnicas de renderização
 
- Utilizar o MEL
- Compreender o comando MEL
- Construir e manipular objectos com o MEL
- Criar uma função em MEL
- Criar uma janela de interface personalizada
- Procedural Animation
- Lofting a uma superfície
- Curvas em superfícies
- Animações de Keyframe e Motion Path