Comunicar na Internet: Jornalismo, conteúdos e fake news

com Nuno Azinheira na FLAG Lisboa
Duração 14h

  • Data

    29 e 30 Setembro das 10h às 17h

  • Valor

    360€/*180€ PVP / Early Bird

  • Vagas

    12

  • Imprimir
  • Partilhar
  • Fala Connosco

Informações Gerais

Valor

Inscrição: 360€

*Early Bird: 180€ até 01/set

 

Descrição

A Internet trouxe uma nova forma de comunicar. Mais direta, mais abrangente e menos formatada. Com os novos meios (site, blogues, jornais online), criaram-se novas áreas e formas de trabalhar. Novos empregos. Mas também novas realidades que urge conhecer e distinguir: jornalismo, conteúdos, fake news, clickbaits.

 

O que vamos aprender:

  • A perceber o que mudou na comunicação com a massificação da Internet.
  • Que tipo de conteúdos e plataformas se criaram com os novos meios.
  • O bê-a-bá do jornalista. O que não mudou na essência, apesar de tudo.
  • O que mudou na escrita jornalística. Que diferenças existem entre a escrita jornalística de imprensa e a escrita para um site.
  • A perceber a importância de contar uma história. A forma e o conteúdo.
  • A importância de titular. Exemplos certos, exemplos errados. O clickbait e as notificações para pescarem o leitor.
  • As fake news não são jornalismo

 

Público-alvo
  • Todos os que comunicam a qualquer momento: Estudantes, jornalistas, assessores de imprensa, relações públicas, professores, profissionais que trabalham diretamente com o público. Todos os que gostam de saber mais e procuram novos desafios.

 

Sobre a Masterclass…

Conteúdos

Princípios Básicos do Jornalismo
O papel do jornalismo. Ainda faz sentido?
A hierarquia e a contextualização. Sim, faz sentido.
As perguntas não que podem ficar sem resposta.
A pirâmide invertida.
Os géneros jornalísticos: notícia, entrevista e reportagem.
Exercícios práticos

O Jornalismo Digital
Desformatar a escrita jornalística: o primado da forma.
A pirâmide deitada.
A abrangência do jornalismo digital.
O jornalismo multitask.
O título.

Jornalista Versus Produtor de Conteúdos
Qual a diferença?
É a ética e deontologia que os separam?
Como contar uma boa história?
Uma história pode ser um negócio? A chegada do comercial.

Cuidado com os Excessos
O sensacionalismo.
As fake news.
Os clickbaits.
As notificações e as redes sociais