Ricardo Jorge de Almeida

Strategic Ideator Torkecc

Ricardo Jorge de Almeida, 34 anos. 10 de carreira publicitária e mais alguns a virar pizzas, atender telefones, arrumar armazéns e vender roupas.

“Nasci com o desenho na mão, a escrita no coração, o olho na fotografia e o cérebro na análise profunda de tudo o que vejo. E depois de uma boa parte da vida a querer ser cartunista, humorista, escritor, fotógrafo, ator e mais um sem fim de coisas, concentrei os esforços numa área onde posso ser um pouco de tudo: Publicidade. Porque a arte está na forma como fazemos as coisas, mais do que apenas na forma que as coisas têm.

Formado em Publicidade & Marketing na Escola Superior de Comunicação Social, comecei desde cedo a apostar na carreira publicitária, tendo começado a trabalhar na Torke no fim do 3º ano de Faculdade.

Tendo sido a primeira agência, foi na Torke que desenvolvi um método e forma de pensar que sempre me influenciaram ao longo dos 9 anos que se seguiram, ao lado do André Rabanea, Hugo Tornelo e Pedro Alegria. Sendo apenas natural que no fim de 2016 voltasse a desejar integrar a equipa da agora renovada TorkeCC.

Pelo meio procurei juntar um pouco de tudo através de toda uma série de agências de vários estilos: enquadrar ATL puro e duro com Ativação, BTL, Digital, Estratégia, Social Media, Produção e Design numa forma de trabalhar que me permitisse ter uma visão integrada da nossa área. E uma vez que cada vez mais surgem sinergias entre áreas diferentes, é precisamente por entender várias que se torna possível pensar de uma forma transversal e diversa.

A experiência foi-se acumulando, entre a Inédito (Copy Freelancer), a Torke (Criativo), Y&R (Copywriter), Strat (Copy Estratega & Social Media Manager), Velvet (Copy Estratega), The Shop (Copy Estratega tendo mais tarde assumido um papel na Supervisão Criativa), Mustard (Copy Estratega Senior & Social Media Manager) e agora TorkeCC como Strategic Ideator, com o objetivo de acrescentar sempre algo mais e nunca parar de aprender.

Para além da Torke, foi também na Strat que tive uma grande influência, ao lado de Pedro Monteiro (Planeamento Estratégico) e Daniel Palma (Diretor Criativo Design), o que me motivou a querer investir cada vez mais numa vertente estratégica de forma a entender mais o cliente e consumidor, para poder encarar esta área como aquilo que verdadeiramente é: não apenas uma soma de várias partes distintas, mas sim uma sinergia enorme de possibilidades em constante evolução.”