WEBCASTS 2016: PRÓXIMO TRIMESTRE

15 de Março de 2016

Já estão definidos os novos Webcasts FLAG para o segundo trimestre de 2016. Descobre todos os detalhes e garante a tua vaga nestas 3 edições exclusivas e gratuitas!

 

ARTE 2D PARA VIDEOJOGOS (COM FILIPE PINA)
Em Portugal a indústria de videojogos tem crescido exponencialmente na última década.
Composta por editoras e criadores, a indústria dos Videojogos move milhões, no mercado internacional. Entre alguns nomes de empresas ligadas a este mercado, encontram-se a Nintendo, a Microsoft, a Sony, mais direccionadas para a criação de jogos e hardware; e editoras independentes como a Electronic Arts, a Ubisoft, a Capcom no que respeita à promoção de jogos desenvolvidos nos seus próprios estúdios ou em estúdios independentes.
Não obstante da dimensão dos estúdios, as equipas de trabalho são sempre compostas por artistas e programadores. E é para responder a esta dicotomia que surgiu este webcast, dedicado a interessados nesta área que pretendam conhecer um pouco mais sobre o trabalho de um Game Designer.Neste webcast terás a oportunidade de aprender a utilizar o Adobe Photoshop e o Spine da Esoteric Software para criar um personagem animado e exportar directamente para um motor de jogo, como o Unity ou o Game Maker Studio.

Data de Realização: 27 de Abril (das 19h00 às 21h00)

 

O LEGADO DOS VIDEOJOGOS: CULTURA E EMPREGABILIDADE (COM IVAN BARROSO)
Os videojogos são hoje um meio muito importante e de crescente influência na nossa sociedade. Surgiram há pelo menos 40 anos, e desde então têm vindo a influenciar não só o nosso meio cultural, como a criar novas opções profissionais.
Capazes de cativar o público, a indústria dos videojogos é algo em que cada vez mais jovens ambicionam entrar, mas cuja sociedade ainda não está desperta para o potencial e oportunidades que esta área trouxe.
Neste webcast, vamos discutir, a forma como os videojogos tem influência no nosso meio cultural, e quais são os novos empregos que ajudaram a criar.

Data de Realização: 24 de Maio (das 19h00 às 21h00)

 

ADOBE ANIMATE, A NOVA ERA DO FLASH PROFESSIONAL (COM JOÃO GONÇALVES)
Durante cerca de 2 décadas o Flash Professional foi o standard para o desenvolvimento e produção de animações interativas e multimédia para a Web. A evolução do standard Web para HTML5 exigiu que esta ferramenta se adaptasse, daí a Adobe nos últimos anos ter “reescrito” toda a ferramenta para ir ao encontro das exigências do público.
Desta forma nasceu o Adobe Animate CC em 2016, capaz de incorporar e produzir animações em HTML5 Canvas nativo, assim como suporte para WebGL, mantendo-se desta forma como ferramenta líder para desenvolvimento de animações interativas para a Web.
O Animate manterá o seu suporte para Flash(SWF) e AIR, sendo que passou a suportar a publicação de animações para qualquer formato Web (incluindo SVG).
Neste webcast poderás conhecer em maior detalhe o Adobe Animate, e explorar as principais funcionalidades desta ferramenta. Iremos abordar como trabalhar com HTML5 Canvas e WebGL em Adobe Animate, exportação de animações complexas (com inverse Kinematics) para HTML5 Video, criação de banner com interatividade em HTML5 e WebGL com recurso a utilização de snippets de código e “actions”,  e utilização de Adobe Animate para a criação de jogos em HTML5.

Data de Realização: 29 de Junho (das 19h00 às 21h00)

 

Estes webcasts, são de participação gratuita, e estão limitados até um máximo de 100 vagas por sessão.
Para receberes a informação de acesso à sessão e, assim, garantir uma das vagas para ti, só tens de proceder à tua inscrição no webcast.

Para consultares o arquivo de webcasts passados (e reveres algumas das sessões gravadas), basta acederes aos Webcasts FLAG.