fbpx

Formadores FLAG, o que dizem… “A FLAG é sem dúvida um espaço enriquecedor para todos aqueles que por lá passam.”

Expert em SEO e fundador da sua própria empresa nesta área, a SEOlabs.pt, o formador da FLAG Miguel Brandão partilha connosco um pouco da sua história e experiência profissional.

 

Como te tornaste formador na FLAG?
Um dia recebo um telefonema de alguém da Flag, a perguntar se eu tinha disponibilidade para dar formação na FLAG do Porto. Do outro lado falava o Eduardo, Coordenador Pedagógico, que por recomendação da Vera Maia entrou em contacto comigo. Aceitei de imediato, e passados 15 dias já estava na FLAG do Porto a dar formação a uma turma fantástica.

 

Como descreves a experiência de ser formador na FLAG?
Sem dúvida alguma que é um local onde me sinto como “peixe na água”. A preocupação da FLAG em focar-se nas necessidades dos formandos coincide com a minha forma de dar as aulas onde tento sempre passar o máximo de informação possível. Não poderia esquecer também de referir as instalações, e o equipamento disponível (tanto para os formandos como para os formadores), onde não falta nada! É por tudo isto junto que a FLAG é sem dúvida um espaço enriquecedor para todos aqueles que por lá passam.

 

Além de formador, quais são as tuas ocupações profissionais?
A minha ocupação profissional neste momento é a SEOlabs.pt, da qual sou o fundador. Através do Search Engine Optimization (SEO) ajudo clientes a melhorarem o posicionamento da sua empresa nos motores de busca em diversos mercados: Portugal, Espanha e LATAM, Brasil e UK. Para além disso, implemento testes de SEO em websites criados por nós, de diversos nichos e mercados. Colaboro também com a empresa SEMrush onde faço webinars e criação de conteúdos para o mercado do Brasil e Portugal.

 

De que forma descobriste as tuas vocações profissionais?
Trabalho no mundo online desde 2004 e tudo começou uns anos antes, quando eu quis fazer um website pessoal. Naqueles tempos a Internet não era o que é hoje, e a criação de websites também era um mundo novo. Então, fui tirando diversas formações especializadas e fui também colocando em prática o que ia aprendendo. Depois disso foi sempre a aprender cada vez mais, fui percebendo que o meu caminho e futuro profissional seria a web, até que em 2008/09 descobri o SEO em blogs americanos. E até hoje esse foi o meu principal foco.

 

Qual a importância que atribuis à atualização de conhecimentos e competências técnicas, especialmente na área de Search Engine Marketing?
É de importância extrema nós profissionais desta área estarmos sempre atualizados, e então no SEO as técnicas e estratégias que hoje funcionam, amanhã podem já não funcionar. Estamos sempre dependentes do Google porque no final é ele que decide! A questão da contínua atualização de conhecimento é muito importante se queremos estar na linha da frente, caso contrário estamos condenados a ficar “obsoletos” muito rapidamente.

 

Gostarias de deixar algum conselho a quem está a pensar enveredar ou otimizar a sua carreira nesta área?
A mensagem que quero deixar é que estejam disponíveis para aprender todos os dias, fazerem muitos testes – sempre à procura da melhor solução -, e acima de tudo: muita paciência!

 

Miguel Brandão
Formador de Marketing Digital
http://miguelbrandao.com/
LinkedIn