Bot Olympics: competição de robótica em Coimbra

6 de Fevereiro de 2020

A 6ª edição do Bot Olympics está de volta ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC, no Pólo II, nos dias 13,14 e 15 de fevereiro e à praça central do Alma Shopping, no dia 15 e 16 de fevereiro.

O evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEEC/AAC) em parceria com o Clube de Robótica da Universidade de Coimbra (CR/UC) apresenta três provas, para diferentes estudantes, sendo um “evento único pois reúne, no mesmo espaço de competição, alunos do Ensino Básico, Secundário e Universitário” refere a organização.

Este evento educativo e formativo, certificado com o Selo Portugal INCoDe 2030, tem como principal objetivo dar a conhecer o mundo da robótica, e a área da engenharia eletrotécnica, de uma perspetiva divertida e simples a fim de cativar as mentes mais jovens para uma área enorme que é o futuro do mundo que nos rodeia.

Este ano as novidades não se limitam somente aos participantes. Para além de uma viagem à descoberta da cidade dos estudantes e dos vários desafios surpresa direcionados unicamente para os participantes, no dia 15 de fevereiro a organização irá proporcionar no Alma Shopping o programa paralelo Bot Kids, um dia repleto de desafios e demonstrações aberta a todo o público, para que estes possam estar em contacto direto com o futuro tecnológico.

Para a presente edição, a maior competição de robótica da região centro irá contar com mais de 200 pessoas envolvidas, desde participantes, docentes desde o ensino básico ao superior, mentores, júris e staff. 

As provas diferem para cada um dos para cada um dos três níveis em competição. Os alunos do ensino básico têm de programar um robô para que faça um percurso definido, sem que colida nas paredes e obstáculos da arena. Uma prova semelhante à do ensino secundário, cuja única diferença é a programação: os mais velhos fazem-na em C++ e os mais novos por blocos. Já os alunos do ensino superior têm a tarefa dificultada ao terem de fazer com que o seu robô percorra vários quartos de uma casa onde existe um incêndio até descobrir a origem do mesmo e apagar a vela. A final entre os vários escalões da competição irá ser disputada no dia 16 de fevereiro na praça central do Alma Shopping.

Para mais informações consulta a página do evento: https://botolympics.pt/