fbpx

Coimbra acolhe, de 21 a 24 de fevereiro, o Bot Olympics, “a maior competição de robótica da região Centro”, para alunos do ensino básico, secundário e superior.

O Bot Olympics vai decorrer no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra, sendo que este ano a competição é também aberta aos alunos do ensino básico (do 7.º ao 9.º ano).

Organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, em parceria com o Clube de Robótica da Universidade de Coimbra, o evento espera um total de 120 alunos.

Os alunos chegam no dia 21 de fevereiro, tendo formações entre a noite desse dia e no dia seguinte de manhã, sendo que têm a partir das 17:00 desse dia até ao dia 24 à hora de almoço para escreverem o código para tentar resolver o desafio colocado.

No caso do ensino básico, as equipas têm que pôr o robô a fazer um percurso delineado por uma linha numa arena, sem que bata nas paredes ou nos obstáculos. No caso do ensino secundário, a prova é semelhante, sendo que a diferença passa por os alunos terem que fazer programação normal, em C++ (linguagem de programação), enquanto no básico a programação é por blocos. No ensino superior, a arena simula uma casa em que está a decorrer um incêndio num dos quartos, e o robô tem de percorrer os vários quartos até descobrir o incêndio e apagar a vela.

No dia final do Bot Olympics, a prova muda-se para a praça central do centro comercial Alma Shopping, onde o público pode assistir à competição.

No final os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares receberão vouchers de formação FLAG.

Mais informações em: https://botolympics.pt/ .